O que é, onde surgiu?
O termo “beleza inclusiva” é uma expressão que surgiu nas redes sociais há mais de dez anos em postagens sobre a inclusão no mercado da beleza, o objetivo era despertar na sociedade uma reflexão sobre o conceito de beleza restrito adotado pelas mídias e pelas grandes marcas. A expressão beleza inclusiva e outras que também estão ligadas ao movimento de inclusão foram impulsionadas em ações que provocaram mudanças de comportamento nas interações entre marcas e consumidores. Essas mudanças trouxeram para as publicidades pessoas que antes não faziam parte do padrão preferido do mercado, assim, algumas marcas passaram a adequar seus produtos bem como as suas publicidades aos consumidores que agora se sentem mais representados e menos excluídos.
Podemos definir a expressão beleza inclusiva como a inclusão de todos os biotipos e cores possíveis dentro do mercado da beleza. O padrão de beleza preestabelecido com medidas e cores supostamente perfeitas, trouxe um conceito de beleza desumano que só atendia aos interesses de uma minoria. Por tanto, para libertar as pessoas desse conceito foi necessário que alguém de dentro conseguisse inserir no coração do mercado as palavras chaves e ações de inclusão. Estas pequenas palavras junto às grandes ações geraram um efeito avassalador de dentro para fora do mercado, e aos poucos, as pessoas passaram a se libertar das imposições do padrão de beleza. As primeiras postagens com os temas de inclusão e contra o padrão foram iniciadas em meados de 2012 através de uma clínica de estética para Plus Size que foi a primeira do mundo a se posicionar contra o padrão de beleza.
Contra todos os paradigmas e preceitos estabelecidos no auge do padrão de beleza, de repente, essa clínica de estética Plus Size passou a fazer propagandas com corpos diversos, avantajados e curvilíneos, que contrariavam todas as imposições do mercado e das mídias. Essa revolução começou a ser projetada pelo fisioterapeuta Dr. Esdras G. Moreira, em 2010 ele já tinha decidido lutar contra o padrão e não somente com hashtags, mas também com grandes ações, criando uma clínica, novos aparelhos, um super tratamento estético e publicidades 100% dedicadas a inclusão.
Quando o Dr. Esdras lançou seu projeto em 2012, o mercado não era adepto a inclusão como nos dias atuais, era algo muito diferente e ousado para aquela época. Consequentemente, o mercado passou a contestar e denunciar suas publicidades acusando-o de tentar acabar com o glamour do mercado estético, mesmo assim, continuou trabalhando com firmeza em suas convicções, porém, por causa da rejeição do mercado, encerrou suas participações nos eventos do mercado. As redes sociais também passaram a restringir e banir suas páginas por apologia a obesidade e deturpação da autoimagem. Entretanto, nunca houve nessas postagens qualquer tipo de apologia, eram apenas modelos gordas com diversos tons de pele fazendo as mesmas propagandas que as modelos brancas e magras faziam, mesmo assim, poucos entendiam que era um movimento de inclusão.
Enquanto o mercado da beleza contestava seu trabalho o mercado da moda Plus Siize lhe abria as suas portas, e assim, o Dr. Esdras passou a ser convidado por diversos eventos de moda Plus Size e até participou como jurado em concursos de beleza. Nos últimos anos, o mercado começou a abandonar as propagandas de beleza impossível e passou a valorizar a beleza real e a inclusão. Com isso, grandes marcas e profissionais passaram a copiar e a divulgar os temas referente a inclusão como por exemplo: beleza inclusiva, beleza natural, beleza sem padrão e vários outros.
Com a sensação de dever cumprido e feliz pela abrangência da inclusão no mercado da beleza, o Dr. Esdras continua com sua proposta de inclusão e torce para que esse movimento não seja apenas o ápice de uma moda, e que não caia em esquecimento caso apreça outra onda de padrão. A sociedade é a maior beneficiada com essa grande evolução de pensamento e comportamento. Que a inclusão no mercado da beleza não seja apenas por status ou moda, mas sim, por amor, respeito e responsabilidade social.
LiporeduCE – Viva a sua própria beleza
by Dr. Redução de Medidas
A inclusão no mercado da beleza começou aqui
Compartilhe nossa história, viva a beleza inclusiva